Wheat Beer (Witbier/Blanche) PT

Cerveja De Trigo (Witbier / Blanche / Branca)

‘Witbier’ (de trigo ou cerveja branca) é uma cerveja fermentada de alto teor ou acima da média não filtrada. Para produzir mais witbier, a cervejeira usará 30% de trigo sem malte. A adição de ervas, como coentro e laranja, é típica das cervejas de trigo belgas, transmitindo um aroma agradavelmente fresco à cerveja.

‘Witbier’ irá fermentar uma segunda vez na garrafa e não é filtrada. Servida no copo, a cerveja tem uma aparência turva com um sabor agradavelmente suave e um toque ligeiramente amargo. A Witbier costumava ser servida com uma fatia de limão no copo, mas esse costume quase desapareceu completamente. A ‘Witbier’ tem aproximadamente a mesma percentagem de álcool que a pils.

A cidade rural de Hoegaarden está inseparavelmente ligada à sagaz, que foi aqui fabricada desde que os registos humanos começaram. As primeiras fontes escritas que ligam esta fermentação ácida e turva à cidade de Hoegaarden datam de 1318.

Os Belgas medievais parecem ter desfrutado da sua “witbier”: o número de cervejarias predominantemente witbier em Hoegaarden viu um aumento constante durante este período. “Witbier” tornou-se popular nesta área, graças à abundante oferta de trigo. Com a ascensão da tradição – relativamente jovem – pils, a maioria das cervejarias de cerveja branca desapareceu ao longo do século XX (a última fechou as portas em 1957).

Todavia a cerveja branca foi produzida novamente em 1966 na cervejaria ‘De Kluis’, por iniciativa de Pierre Celis (1925-2011). Pierre é uma lenda no mundo da fabricação de cerveja e foi sozinho responsável pelo mais vívido avivamento que, literalmente, salvou esse estilo de cerveja da extinção.

Encontre as nossas cervejas de Trigo aqui em baixo

Solicitar os nossos preços